Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas incluem na sua lista de metas fazer um check-up médico. Já falamos aqui no blog sobre os principais exames que devem ser feitos anualmente para cuidar da saúde. Nesse artigo, vamos falar dos principais exames que devem ser incluídos ao check-up anual para cuidar também da saúde sexual. Continue lendo e confira.
As organizações de saúde realizam campanhas de conscientização para a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), essas ações possuem um papel muito importante para a saúde e a qualidade de vida da população.
As campanhas visam a conscientizar e informar sobre as formas de se proteger e prevenir as infecções além de incentivar rotinas de check-ups para diagnóstico de ISTs.
Dados da saúde
Segundo o Ministério da Saúde, as ISTs mais conhecidas são:
- Herpes Genital;
- Cancro mole;
- HPV;
- Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
- Donovanose;
- Gonorreia e infecção por Clamídia;
- Linfogranuloma venéreo (LGV);
- Sífilis;
- Infecção pelo HTLV;
- Tricomoníase.
- HIV
O HIV pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida, popularmente conhecida como AIDS.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado esse ano pelo Ministério da Saúde, até junho de 2022, foram 16.703 notificações de casos de infecções por HIV, uma queda considerável em comparação ao Boletim do ano passado que teve 40.880 casos registrados.
Sobre as ISTs, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontou que aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Transmissível (ISTs) ao longo de 12 meses, correspondendo a 0,6% da população de 18 anos ou mais.
Sinais e sintomas
A maior parte das ISTs se manifestam por meio de feridas e verrugas nos genitais ou corrimento. É possível a apresentação também de dor ao urinar ou durante a relação sexual.
Algumas ISTs, no entanto, podem ficar anos no organismo sem apresentar sintomas, por isso, o monitoramento sorológico é muito importante, visto que podem causar infertilidade, câncer e outros problemas graves.
Para se proteger é preciso usar preservativo em todas as relações sexuais.
Através dos exames de rotina, é possível ter um diagnóstico precoce para o tratamento das ISTs.
Cuidado e prevenção para a saúde sexual
Confira agora 6 exames de rotina que você deve fazer periodicamente:
1 – Sorologias para HIV;
2 – Sífilis;
3 – Exames para detecção de Hepatites,
4 – HSV1 e HSV2 para Herpes;
5 – PCR para gonococo, bactéria que causa a Gonorreia;
6 – Testes para HPV.
Os exames de sangue são um dos exames básicos no check-up médico, eles são fundamentais para o rastreio de diversas anomalias no organismo. A realização periódica desses exames contribui para a prevenção do avanço de enfermidades.
Também é ideal recorrer a um médico mais brevemente para solicitar a realização desses exames sempre que você tiver alguma suspeita ou tenha sido exposto a algum risco. Você pode procurar o ginecologista, o urologista ou o clínico geral para avaliação.
A demora em diagnosticar infecções pode torná-las difíceis de serem tratadas ou ainda contribuir para que elas evoluam para coinfecções ou outras doenças.
Faça seus exames na Clínica COR
A prevenção através do uso de preservativo, é a maior forma de combate à contaminação com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Previna-se!
Conte com a qualidade e o preço que cabe no seu bolso e realize seus exames anuais na COR.
Agende uma consulta com nossos especialistas e tenha sua saúde sexual em dia.