Com o avanço da tecnologia, passamos cada vez mais tempo em frente às telas de televisão, celular e outros aparelhos eletrônicos. O uso prolongado desses equipamentos tem sido cada vez mais precoce, mas será que isso influencia no surgimento da miopia? É sobre isso que vamos esclarecer hoje.
Miopia o que é
A miopia é uma disfunção ocular que impede que os objetos mais distantes sejam vistos com clareza. Isso ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos.
Pessoas com miopia têm um globo ocular mais longo, e por isso possuem dificuldade de enxergar de longe visto que a imagem se forma antes que a luz chegue até a retina.
Um estudo da Revista Multidisciplinar Ciência Latina apontou que o uso excessivo e prematuro das telas aumenta a proporção de casos de miopia e outros problemas oculares como fadiga ocular, visão turva, dores de cabeça e ainda causa distúrbios do sono.
Em todo o mundo, o número de pessoas com miopia chega a 2,6 bilhões, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda de acordo com dados da OMS, no Brasil 59 milhões de pessoas possuem essa condição, o que equivale a mais de 25% da população.
As crianças estão sendo expostas a celulares, tablets e aparelhos eletrônicos precocemente. Principalmente durante a pandemia, os jogos e entretenimento online substituíram os esportes e brincadeiras que somados ainda às aulas escolares online de longa duração permitiram que crianças ficassem cada vez mais tempo frente às telas.
Um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) identificou a progressão de miopia principalmente em crianças durante a pandemia.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta que a exposição de menores de dois anos a telas, mesmo que passivamente, seja evitada.
Miopia sintomas
Geralmente a miopia está associada ao fator genético, crianças que possuem pais míopes têm maior chance de desenvolver miopia. Mas o tempo excessivo em frente a aparelhos eletrônicos, como TV, celulares, tablet e tudo o que cansa os olhos, pode se tornar um fator para o desenvolvimento dessa disfunção ocular.
Dores de cabeça, visão cansada, lacrimejamento, necessidade de forçar a visão ou apertar os olhos para enxergar, dificuldade de enxergar objetos distantes ou para assistir a filmes e dirigir automóveis são sintomas de miopia.
Sinais de miopia na criança
Na infância, os sintomas da miopia podem ser notados pela primeira vez ainda durante o período escolar. Segundo um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão, sendo a miopia a mais incidente nessa população.
Precisar sentar-se na frente na sala de aula, assim como mais perto da televisão, precisar manter livros muito próximos do rosto durante a leitura, não enxergar objetos distantes, piscar excessivamente e esfregar os olhos com frequência são os sinais da miopia em crianças.
Miopia tem cura?
Até o momento não há nenhum tratamento eficaz para reverter a miopia. Mas, o uso de óculos e lentes podem contribuir para a qualidade de vida do paciente acometido com o erro refrativo da retina.
Cirurgia para miopia
Após os 20 anos de idade do paciente a correção da miopia através de cirurgia é possível caso a miopia esteja estabilizada. Ela pode ser corrigida através do uso de laser ou através da substituição da lente natural ocular.
Nem todos os pacientes podem ser submetidos a este tipo de cirurgia.
Dicas para evitar o surgimento da miopia
Estudo realizado pelo pós-PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu Agrela cita algumas dicas para evitar o surgimento da miopia. Confira algumas delas:
– Passe mais tempo ao ar livre com luz natural;
– Estude ao ar livre para realizar a técnica 20-20-20 com mais facilidade (a cada 20 minutos, olhe para algo a 6 metros de distância por 20 segundos);
– Não fume e evite ambientes com fumaças;
– Consuma mais ômega-3;
O estudo também apresenta dicas específicas para as crianças:
– Defina um alarme para uso do computador ou espace marcadores ou clipes de papel para lembrá-los de fazer uma pausa para os olhos ao ler um livro;
– Limite o tempo de tela desnecessário e aumente o tempo de jogo ao ar livre;
– Treine as crianças para usar telas de 24 polegadas ou mais distantes, em vez de menos de 12 polegadas, que ficam muito perto dos olhos;
– Estimule o uso de óculos de sol com proteção UV.
Oftalmologista no Rio de Janeiro
Visitar o oftalmologista regularmente também contribui para a preservação da sua saúde ocular. Cuide da sua saúde ocular na Clínica COR. Agende sua consulta e tenha recomendações personalizadas para o cuidado com os seus olhos.