A catarata é uma lesão ocular que afeta a lente natural dos olhos responsável pelo foco da visão, deixando-a nublada. Essa visão turva pode tornar difíceis tarefas como ler, dirigir e até interpretar a expressão facial das pessoas. A catarata pode atingir um dos olhos e acometer lentamente também o outro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,3 bilhões de pessoas vivem com alguma forma de deficiência visual. De acordo com o Relatório Mundial sobre a Visão da OMS² a catarata é a maior responsável por casos de cegueira no mundo.
Em 80% dos casos a cegueira e a deficiência visual podem ser evitadas, por isso o diagnóstico precoce é um grande aliado para controlar a doença e levar uma vida perfeitamente normal. O diagnóstico da doença é feito por um médico oftalmologista.
Na Clínica COR, temos consultas e exames oftalmológicos com preços acessíveis para você manter a saúde dos seus olhos em dia. Continue lendo e entenda a os fatores de risco, sintomas e tratamento da catarata.
Causas e fatores de risco para a catarata
A catarata acomete principalmente a população idosa, e caso não tratada piora com o tempo, causando uma deficiência visual cada vez mais grave, podendo levar à cegueira e a limitações na vida do indivíduo.
A catarata pode ainda se desenvolver devido a lesões oculares, diabetes, colesterol alto, tabagismo, alterações metabólicas, superexposição à radiação ultravioleta, histórico familiar, entre outros motivos. Há casos de crianças que já nascem com catarata em razão de problemas genéticos ou por alguma doença que a mãe desenvolveu no primeiro trimestre de gestação.
Sintomas de catarata
Sensação de visão embaçada, alteração contínua do grau dos óculos, dificuldade para enxergar com nitidez, maior sensibilidade à luz, percepção de cores desbotadas, visão dupla, vultos, são alguns dos sintomas de catarata.
Somente o oftalmologista poderá solicitar exames necessários para a confirmação do diagnóstico e indicar o melhor procedimento cirúrgico para tratamento.
Tratamento e cirurgia para catarata
O tratamento para catarata é realizado mediante intervenção cirúrgica que envolve a remoção da lente opaca no olho e a implantação de uma lente intraocular artificial sob medida, conforme a curvatura da córnea de cada paciente. A intervenção é realizada de forma simples e rápida e o paciente recebe alta no mesmo dia.
Seguindo as recomendações do oftalmologista, como evitar movimentos bruscos e inclinação da cabeça, aplicar os colírios e pomadas receitados para afastar o risco de inflamação, em poucos dias o paciente tem a sua visão recuperada e volta a enxergar normalmente.
Em casos onde a catarata esteja afetando também o outro olho, a cirurgia para remoção é agendada para um outro momento.
O que fazer para evitar a catarata
A prevalência de catarata aumenta com a idade e não há como evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino, mas, algumas ações podem diminuir o risco de desenvolvimento da catarata.
Evitar o tabagismo, proteger os olhos dos raios ultravioletas com o uso de óculos, controlar o diabetes e evitar o uso de corticoides são hábitos que pode evitar o surgimento da doença.
Oftalmologista com preço acessível para o seu bolso é na COR
É muito importante visitas regulares ao oftalmologista, principalmente depois dos 50 anos de idade, já que a evolução da catarata é lenta e quanto mais cedo for detectada melhor será a qualidade de vida do paciente.
Agora que você já sabe mais sobre os sintomas da catarata já pode ficar atento a eles. Caso sinta algum desses sintomas, não deixe de agendar sua consulta com nosso time de oftalmologistas pelo nosso Whatsapp.