A diabetes é uma doença silenciosa. Só no Brasil, 15,7 milhões de pessoas têm diabetes e muitas nem sabem. O país é o primeiro em incidência da doença na América Latina e o sexto no mundo, de acordo com o Atlas da Diabetes 2021, da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
A diabetes é uma síndrome metabólica, quando nosso organismo não consegue produzir insulina suficiente para diminuir as taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia). Hoje, no Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, elencamos 10 dicas importantes para você diminuir o açúcar no sangue e ter mais qualidade de vida.
Sabemos que o consumo de doces em excesso pode ser um problema para quem tem diabetes, mas só evitar a ingesta de doces não é o suficiente para controlar as dificuldades causadas pela glicose alta no organismo, então com a ajuda da Médica clínica da COR Dra. Maria da Conceição reunimos essas 10 dicas importantes para controlar a diabetes:
1 – Priorize a ingestão de alimentos integrais e vegetais;
Quem tem diabetes deve manter uma dieta saudável a partir de fontes naturais, como cereais integrais, frutas, legumes, leguminosas e laticínios desnatados.
2 – Pratique atividade física regularmente;
A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda a prática de exercícios físicos ao menos três vezes na semana, totalizando no mínimo 2h30 de exercícios.
3 – Evite o excesso de açúcar ou carboidrato na alimentação;
O consumo em excesso de açúcar e carboidratos aumenta a glicose presente no sangue podendo desencadear desordens metabólicas, que potencializam os quadros de diabetes.
4 – Aumente a ingestão de fibras na dieta;
Uma dieta rica em fibras, ajuda no controle da glicemia após as refeições, além de atuar na redução dos níveis de colesterol no sangue e no controle do peso corporal. Alimentos ricos em fibras: leguminosas (ervilha, grão de bico, feijão etc), cereais, alimentos integrais, grãos e farelos (aveia, milho, linhaça etc.), talos de hortaliças, alimentos folhosos, entre outros.
5 – Faça pequenas refeições, de 3 em 3 horas, para evitar picos de glicemia;
Assim, seu organismo tem tempo suficiente para absorver os carboidratos ingeridos na última refeição, desse modo, os picos de glicemia não ocorrem com frequência.
6 – Não substitua refeições por doces;
As refeições devem ser seguidas e se der vontade de comer algo doce, você pode optar por opções mais saudáveis como uma fruta.
7 – Mantenha o controle de peso corporal;
A perda de peso contribui para o controle da diabetes.
8 – Invista em um sono de qualidade;
Segundo o Ministério da Saúde, a má qualidade de sono está associada ao surgimento e agravamento da diabetes.
9 – Hidrate-se com regularidade;
Ingestão de água ajuda a diminuir os riscos da diabetes.
10 – Evite situações cotidianas de estresse.
Os hormônios do estresse podem alterar diretamente a glicemia.
As taxas de glicose no sangue podem sofrer alterações por diferentes situações. Já abordamos os tipos, sintomas, exames que diagnosticam e os tratamentos para a diabetes aqui no nosso blog.
O que faz o endocrinologista
O médico endocrinologista é responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas aos hormônios e ao metabolismo. Esse especialista atua no cuidado desde as doenças mais prevalentes como diabetes, obesidade e distúrbios na tireoide, até as mais raras buscando recuperar o equilíbrio do organismo.
Endocrinologista na COR
Agora que você já sabe que o diabético deve ser acompanhado por um endocrinologista, cuide da sua saúde e esteja sempre em dia com seu médico.
A COR conta com uma equipe altamente qualificada de endocrinologistas. Tenha o melhor acompanhamento para sua saúde com preço que cabe em seu bolso. Agendamentos pelo WhatsApp.