Início
Blog

Ecocardiograma com Doppler – o que é, para que serve e quem deve fazer?

Você foi ao cardiologista e dentre os exames, ele solicitou que você realizasse também um Ecocardiograma com Doppler. Você agora pode estar por aí pesquisando o que é esse exame, para que ele serve e por que você precisa fazê-lo.  

Por isso, nesse texto esclarecemos para você todas essas dúvidas sobre o exame. Continue lendo e confira. 

Ecocardiograma com Doppler o que é 

Esse é o exame mais completo para avaliar de forma criteriosa diversas condições cardíacas incluindo as condições circulatórias e vasculares do coração. Com ele é possível verificar de forma rápida e não invasiva todo o órgão.  

Com o auxílio de feixes de ultrassom são obtidas imagens da anatomia do coração do paciente em tempo real, possibilitando avaliar a estrutura, bem como as câmeras, músculos, válvulas, grandes artérias e veias.  

Com esse exame é possível que o médico analise a direção e turbulência do fluxo sanguíneo e diagnostique obstruções valvares e arteriais. A ecocardiografia com doppler é muito utilizada para verificar a saúde do coração e evitar complicações graves e até fatais. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, através do Cardiômetro – indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no país – as doenças cardiovasculares matam cerca de 350 mil pessoas a cada ano no Brasil, ainda segundo a SBC, essas doenças são as principais causas de óbito no país, representando 30% do total. 

Para que serve o Ecocardiograma com Doppler 

Imagens do ecodoppler na tela
Imagem do ecodoppler na tela

Sintomas associados a disfunções cardíacas como dores no peito, falta de ar, tontura, desmaios, mãos arroxeadas, pés e lábios e inchaço nas pernas, são sinais para indicação do exame pelo cardiologista.  

O ecocardiograma com doppler é capaz de diagnosticar várias disfunções do coração, desde doenças congênitas, até as adquiridas, seja por hereditariedade, idade ou decorrente de outras doenças. 

Quem deve fazer Ecocardiograma com Doppler?  

Não há nenhuma contraindicação para o exame. Ele pode ser solicitado pelo cardiologista para avaliar as condições do órgão de qualquer pessoa, incluindo crianças.  

Em alguns casos, o cardiologista pode solicitar que esse exame seja incluído no check-up anual de determinados grupos de pacientes, como hipertensos, diabéticos, gestantes, pessoas com mais de 60 anos e mulheres no período da menopausa. O exame também é realizado para o monitoramento de cardiopatias. 

Preparo para ecocardiograma com doppler 

Para adultos, não é preciso nenhum preparo prévio.  

Em crianças, em alguns casos, pode ser necessário o uso de sedação, para a qual será necessária de 4h a 6h de jejum, mas isso lhe será informado antecipadamente. 

Onde fazer o Ecocardiograma com Doppler no Rio de Janeiro? 

Na Clínica COR você pode agendar o seu exame ecocardiograma com Doppler com nosso time de cardiologistas. 

Se você ainda não possui uma guia médica, mas sente algum dos sintomas apresentados nesse texto, agende sua consulta conosco.