Queixa de dores e inchaço nas pernas são bastante comuns aqui na Clínica COR. Após fazer as abordagens para avaliar a história clínica do paciente, médicos endocrinologistas, angiologistas e cardiologistas podem então solicitar que o paciente realize o EcoDoppler venoso também chamado de Eco-color Doppler ou EcoDoppler colorido.
Se você quer saber mais sobre esse exame, continue lendo esse texto.
EcoDoppler venoso
O EcoDoppler venoso de membros inferiores é um exame de ultrassom realizado para investigar as causas de inchaços e dores persistentes nas pernas. Além de detectar coágulos intravenosos, esse exame também é capaz de avaliar todo o sistema vascular da região das pernas e identificar condições capazes de afetar a circulação sanguínea, causar a formação de coágulos nas veias e outras doenças ao paciente.
O exame colorido permite ao especialista analisar os padrões e variações de velocidade e de direção de fluxo sanguíneo, tanto em artérias quanto em veias sendo possível detectar estados patológicos, como refluxo, fluxo invertido, estenose ou obstrução de veias.
O exame também pode ser solicitado para avaliar como está a saúde das veias da perna, sendo possível o diagnóstico da trombose e varizes que podem provocar coágulos nas veias, inclusive com risco de vida.
A trombose venosa profunda é mais comum em pessoas idosas, pois, com a idade, pode ocorrer a diminuição da resistência da parede venosa, o que propicia a dilatação da veia e diminui a velocidade do fluxo sanguíneo, facilitando o desenvolvimento da trombose.
No entanto, outros fatores de risco predispõem a trombose tais como ficar acamado, ser obeso, usar anticoncepcional, ter câncer, ter feito uma viagem longa de avião, entre outros.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a trombose venosa é responsável por 113 internações diárias no Brasil.
Em relação às varizes, de acordo com estudos levantados pela SBACV, as varizes possuem prevalência média de 38% na população geral brasileira, sendo mais incidentes em mulheres principalmente por fatores como predisposição familiar e idade.
Como é feito o EcoDoppler colorido
Para realização do procedimento, o paciente pode ser posicionado deitado ou em pé, a depender do objetivo do exame. Para diagnóstico de trombose venosa, o paciente fica deitado durante o exame.
Deslizando um aparelho por toda a perna do paciente, o médico pode acompanhar em tempo real através do monitor as imagens captadas, selecionando as mais importantes para constarem no laudo.
Em alguns casos o paciente pode ser orientado a levar exames anteriores de imagem dos membros inferiores quando for realizar o novo exame.
Onde fazer EcoDoppler colorido no Rio de Janeiro
Se você já tem uma guia médica de solicitação do exame, você pode agendar a realização na Clínica Cor.
Caso tenha sentido dores e inchaços frequentes nas pernas, agende uma consulta com nosso time de especialistas e saiba se você tem indicação médica para a realização do EcoDoppler colorido.