Início
Blog

Futebol de fim de semana: como evitar lesões

A Copa do Mundo começa hoje e a Clínica COR vai ajudar você a aprender a curtir seu futebol de fim de semana sem lesões. No esporte profissional, as principais lesões são nos membros inferiores (38%), conforme aponta um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina Esportiva. Assim, estão incluídos problemas no joelho, quadril/virilha e tornozelo. Esses danos se repetem no futebol amador. 

O médico ortopedista da COR Dr. Lucas Rodrigues elencou algumas dicas para você se preparar adequadamente para a pelada do fim de semana e não ficar exposto a lesões durante o jogo.  Continue lendo e confira. 

6 cuidados importantes ao jogar uma pelada com os amigos 

A prática de esportes traz diversos benefícios para a saúde e para o corpo. A pelada de fim de semana garante muita diversão entre os amigos, mas por ser um esporte de alto impacto é importante ter cuidado, para evitar lesões e eventuais traumas. 

Numeramos aqui os principais cuidados que os atletas amadores devem tomar ao jogar uma pelada: 

1 – Aquecer antes de iniciar a atividade 

Exercícios de alongamento auxiliam no preparo físico antes do jogo.
Exercícios de alongamento auxiliam no preparo físico antes do jogo.

De acordo com o Dr. Lucas Rodrigues, o aquecimento antes da partida é muito importante para o preparo físico antes do jogo. Fazer corridinhas leves, polichinelos, alongar as pernas para trás, encostar a mão na ponta do pé são exercícios que previnem acidentes. 

2 – Utilize chuteiras adequadas para o tipo de piso  

O uso dos devidos equipamentos, incluindo meiões e caneleiras confortáveis, são importantes para proteger os membros inferiores. Ainda que seja para uma pelada com os amigos, vale a pena investir em equipamentos de qualidade. Em caso de futebol de praia, jogue descalço. 

3 – Utilize roupas adequadas para a prática do esporte 

Evite usar roupas que retêm muito calor em dias quentes. Use roupas folgadas e confortáveis, que facilitem o movimento. 

4 – Evite os horários mais quentes  

A prática de exercícios com exposição a temperaturas altas aumenta o risco de complicações, incluindo a insolação. 

5 – Beba bastante água 

A hidratação com ingestão de água durante o jogo é muito importante. 

6 – Se possível, faça alongamento também após a atividade  

Exercícios de alongamento podem auxiliar na prevenção da dor após a pelada. 

Exercícios prévios para prevenção de acidentes durante a pelada  

As pessoas sedentárias são mais propensas a sofrer lesões nas peladas. Segundo o Dr. Lucas, quando o atleta realiza exercícios de fortalecimento muscular as lesões tendem a ocorrer com menos frequência. “Se você pratica o esporte corriqueiramente, é importante fortalecer os músculos e as articulações. Além de aumentar a força dos músculos, a musculação também protege as articulações e evita lesões.”, complementa o ortopedista.  

A realização de exercício é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que orienta a prática de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade por semana para os adultos. Além disso, um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine destacou que além de melhorar o condicionamento físico, a musculação pode inclusive aumentar sua expectativa de vida. 

Para diminuir os riscos de lesão durante qualquer atividade física, os treinos de força e resistência, como a musculação, são indicados, além disso, em casos de sobrepeso, o atleta deve priorizar a redução de peso. Intercale esses treinos com os jogos de futebol para ajudar no seu desempenho e evitar lesões. 

Principais lesões que ocorrem numa partida de fim de semana 

Algumas lesões podem necessitar de cirurgia.
Algumas lesões podem necessitar de cirurgia.

“Os estiramentos e lesões musculares, entorses de tornozelo e joelho, lesões na região da coxa e a pubalgia, que é um processo inflamatório que ocorre na região do púbis, são as mais frequentes.”, destaca o médico. 

Principalmente para quem está iniciando a prática do esporte, a dor muscular após atividade é natural. O Dr. Lucas destaca algumas ações que podem ser realizadas para ter uma recuperação mais tranquila. “Podemos lançar mão de algumas estratégias, como a massagem esportiva, com as mobilizações e liberações manuais e as botas de compressão. Caso o paciente não tenha esse suporte disponível, o repouso e o gelo são excelentes alternativas.”, descreve o especialista.  

O médico alerta ainda que se caso o paciente seja exposto a algum trauma de maior intensidade ou sinta dor moderada a forte ou persistente, é importante procurar o atendimento ortopédico para avaliação. “Em alguns casos as lesões podem necessitar de tratamento cirúrgico.”, complementa.  

Ortopedista a preço popular 

Se você quer saber mais sobre o que o que faz um ortopedista e quando procurar um, confira esse outro texto do nosso blog.

Conte com o time de ortopedistas da COR, agende sua consulta. 

Além de uma consulta com o ortopedista, uma avaliação cardiológica para segurança do atleta também é muito importante.