Início
Blog

Ginecologista: Saiba a importância e quando deve ser a primeira visita

O médico ginecologista é o profissional especializado na saúde da mulher como um todo, especialmente com foco no aparelho reprodutor feminino incluindo vagina, útero, ovários, tubas uterinas e também as mamas. É da responsabilidade desse profissional orientar o paciente para cuidados, prevenção e tratamento de doenças que envolvam a região genital feminina em todas as idades. 

Na puberdade, quando as meninas chegam à fase da adolescência, ocorrem várias transformações no corpo e na mente em razão dos hormônios que estão em desenvolvimento. Em meio a essas mudanças, muitas vezes, os pais podem ter dúvida quanto à hora certa de levar a filha a um ginecologista.  

Equivocadamente, muitos vinculam o início da vida sexual ou a primeira menstruação ao momento ideal para levar a filha ao especialista, porém esse profissional tem um papel de conscientização e orientação que deve vir ainda antes dessa etapa.   

Segundo a pesquisa Expectativa da Mulher Brasileira Sobre Sua Vida Sexual e Reprodutiva: As Relações dos Ginecologistas e Obstetras Com Suas Pacientes da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), 4 milhões de mulheres brasileiras nunca foram ao ginecologista.   

Veja abaixo a partir de que idade é sugerido que a adolescente comece a frequentar um ginecologista e quais os benefícios de realizar esse acompanhamento desde cedo. 

A primeira consulta com o ginecologista 

O ideal é que a mãe ou responsável escolha um especialista de confiança, em que a menina se sinta segura para falar. A Febrasgo recomenda que as visitas sejam iniciadas a partir dos 10 anos de idade, pois nessa idade há um menor grau de constrangimento e maior fluidez para a consulta.  

De acordo com a Febrasgo, essa visita deve ser realizada duas vezes ao ano ou mais para que seja possível criar um vínculo do especialista com a adolescente, possibilitando uma conversa aberta sobre suas demandas mais íntimas a cada consulta. 

Como é a consulta com ginecologista? 

Caso se sinta mais a vontade a menina pode ficar sozinha na consulta com o profissional
Caso se sinta mais a vontade a menina pode ficar sozinha na consulta com o profissional

A primeira consulta geralmente é uma conversa, na qual o especialista pergunta para a menina e seu acompanhante todo o histórico desde a infância. São também esclarecidas dúvidas sobre o ciclo menstrual e seus sintomas, sobre o desenvolvimento e funcionamento do seu corpo. 

Durante a consulta, a mãe ou acompanhante pode ou não permanecer na sala, tudo depende de como a adolescente se sentirá mais confortável. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e com o Código de Ética Médica, a adolescente pode ainda, marcar e comparecer a uma consulta ginecológica sozinha e o médico deve guardar sigilo do que é confidenciado pela adolescente dentro do consultório, exceto em casos de doenças e complicações nessas pacientes.  

No decorrer do acompanhamento em consultório elas podem também perguntar o que têm vergonha de questionar aos pais, ou, até mesmo, que os próprios pais não se sentem totalmente capacitados para responder da melhor forma. 

O ginecologista vai orientar a paciente sobre higiene íntima, mudanças físicas e psicológicas na adolescência, início da vida sexual, o profissional explica como acontece a fecundação e orienta sobre calendário vacinal, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e as opções contraceptivas existentes. 

O que é avaliado nas consultas ginecológicas 

Nos casos em que a menina ainda não menstrua, são avaliados apenas o abdômen, os seios, a parte externa da região pélvica para verificar a existência de caroços ou alguma anomalia na região. 

Geralmente, a primeira menstruação chega entre os 10 e 14 anos de idade. Caso a menstruação demore a ocorrer, essa informação deve ser compartilhada com um ginecologista para avaliar a situação, o mesmo deve acontecer se por ventura a menstruação vier antes dos 9 anos de idade da menina. 

Após o início da menstruação, se houver queixa de cólica, o problema deve ser discutido com o médico que avaliará a paciente. Porém, esse é um sintoma geralmente comum na menarca, devido ao útero ainda ser prematuro. 

Ao iniciar a vida sexual, a adolescente tem um acompanhamento com o médico para recebe as instruções para prevenção de gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis. 

Exames ginecológicos 

Alguns exames de rotina como exames de sangue, exame de urina, exames de ISTs, mamografia e ultrassom pélvica ou transvaginal, entre outros, podem ser solicitados pelo médico durante o acompanhamento ginecológico.  

Nos casos em que a vida sexual já tenha sido iniciada pode haver a necessidade de realizar exames ginecológicos como o toque vaginal, exame especular, exame clínico de apalpação das mamas e exame Papanicolau, mais conhecido como exame preventivo. 

O que perguntar durante a consulta

Esteja a vontade para perguntar sobre tudo que tem dúvida durante a consulta
Esteja à vontade para perguntar sobre tudo que tem dúvida durante a consulta

O especialista vai esclarecer muita informação de acordo com a idade da menina. A adolescente pode fazer qualquer pergunta de assuntos em geral, sobre a saúde feminina e o funcionamento do seu corpo.  

Perguntas sobre quando vai acontecer a primeira menstruação, como ela funciona, como fazer a higiene íntima nesse período, dúvidas sobre o sangue menstrual, uso de absorventes e protetores diários, dicas para alívio da cólica e como lidar com as mudanças de humor durante a menstruação. 

Dúvidas sobre a perda da virgindade, o hímen, masturbação, além de informações sobre a mama, o tamanho dos seios, autoexame da mama, e região genital. 

Como se pega infecção sexualmente transmissível (IST), como descobrir se tem alguma IST, como saber se está preparada para a primeira relação, se dói, o que é necessário saber antes, se é possível engravidar na primeira vez e como contar aos pais. 

Uso de pílulas e outros métodos anticoncepcionais, como evitar uma gravidez, como funciona a pílula do dia seguinte, o que é orgasmo, e todos os cuidados que são necessários em relação a mulher. 

Conte com as especialistas da COR para cuidar da saúde da sua filha 

O ginecologista é o médico que acompanha a paciente durante a sua adolescência. Além das demandas habituais sobre cuidado com a saúde íntima, ele trata de vários assuntos relacionados aos ciclos menstruais, sexualidade, check-ups necessários, cartão de vacina, principalmente contra o Papilomavírus Humano (HPV), também são tratadas questões nutricionais e sobre a frequência de atividades físicas. 

Agende a consulta da sua filha com o time de ginecologistas da COR pelo nosso WhatsApp.