Você provavelmente já sofreu com dores musculares, nas articulações, na coluna, nas costas, no joelho ou em alguma outra região do corpo em algum momento da vida. O especialista que você deve procurar é o ortopedista!
O ortopedista atua na prevenção e tratamento de problemas e doenças que afetam tendões, ligamentos, músculos, articulações, ossos ou que acomete ou dificulta o movimento. Continue lendo e saiba qual a função dessa especialidade e quando procurar um.
Ortopedista e traumatologista
Ortopedia e traumatologia são uma só especialidade. O médico ortopedista cuida de problemas que afetam principalmente o aparelho locomotor. O médico traumatologista cuida do mesmo sistema, porém com foco em lesões provocadas pelo movimento, impacto, contusões, fraturas, luxações, acidentes etc.
Caso o profissional queira se especializar ainda mais, é possível escolher uma subárea dentro da ortopedia. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), existem especialidades de ortopedia em joelho, ombro, quadril, pé e tornozelo, mão, punho e cotovelo e também ortopedista especialista em coluna.
Traumas ortopédicos mais comuns
Em decorrência dos acidentes do cotidiano, fraturas de punho, dedos das mãos e pés, tornozelo são mais comuns de acontecer.
Nos acidentes de maior intensidade podem ocorrer fraturas na perna, no ombro, cotovelo e até fraturas no quadril, principalmente em idosos.
Muitos outros problemas podem levar o paciente ao ortopedista, os mais comuns são os problemas de coluna e a artrose, doença crônica que se desenvolve com o passar da idade ou por razões genéticas, a artrose pode afetar a capacidade de o indivíduo realizar determinadas tarefas do dia a dia.
A tendinite, inflamação nos tendões que ligam os músculos aos ossos, causa dor, vermelhidão e limita os movimentos e a bursite que pode ocorrer devido à repetição de movimentos, provocando também dor, dificuldade na movimentação e fraqueza muscular, também são bastante comuns entre as queixas dos pacientes ortopédicos.
O que o ortopedista faz
Da mesma maneira que procuramos um médico quando não nos sentimos bem, seja por desconforto gástrico, tonturas, febre ou alguma outra alteração, também é necessário procurar um ortopedista quando há dores ou incômodos nos ossos, nos músculos ou nas articulações.
Dores constantes nas costas, ou após ter sofrido alguma lesão, dores após a realização de algum esforço físico, ou ainda se sofreu um trauma, como uma pancada, cansaço em excesso, formigamentos, inchaços nas articulações, todos podem ser sintomas de uma doença ortopédica que está se manifestando, ou que já se instalou.
Além destes sintomas, o ortopedista deve ser consultado sempre que houver uma emergência. Por exemplo: fratura de osso ou qualquer acidente que gere lesões em ligamentos, nervos, entre outros.
Como é uma consulta com o ortopedista
Se não se tratar de um caso de urgência, o médico vai questionar qual a queixa que levou o paciente até o consultório. Será feita uma análise da região e algumas perguntas também serão realizadas pelo profissional para identificar o quadro clínico.
Será avaliada profissão, uso de medicamentos, histórico de doenças, prática de esportes, etc. Para obter informações a fim de identificar o que pode estar causando incômodo ou dor ao paciente.
Após isso, o ortopedista irá avaliar a necessidade de realizar exames, como o raio-x e com o diagnóstico indicar o tratamento mais adequado para o paciente seja por meio do uso de medicamentos, acessórios ou cirurgia.
Excelência na prevenção e tratamento das patologias ortopédicas é na COR
Qualquer dor muscular, mesmo que pareça pouca, pode indicar o início de uma doença. Por esse motivo é importante se consultar com um ortopedista.
Agende sua consulta pelo nosso Whatsapp e se necessário realize aqui mesmo seus exames de raio-x e/ou ultrassonografia para um melhor diagnóstico.