Início
Blog

Raio-X: tudo que você precisa saber sobre o exame!

O raio-X utiliza a radiação em baixas doses
O raio-X utiliza a radiação em baixas doses

O raio-x, radiografia ou chapa (como é popularmente conhecido) é um exame de imagem rápido e não-invasivo.  

O raio-X utiliza a radiação em baixas doses para produzir de forma rápida imagens de alterações em ossos e órgãos. É um exame seguro e de baixo custo.  

Em alguns tipos de exame é preciso utilizar um meio de contraste à base de iodo ou bário, que é aplicado por via venosa ou oral. Assim, é possível visualizar órgãos ou estruturas específicas. 

COMO É FEITO O RAIO-X?  

Depende da solicitação médica e da análise a ser observada no exame, mas, na maioria das vezes, a pessoa fica de pé ou deitada na maca, de forma que a região a ser analisada pelo raio-x fique na mira da máquina.  

O exame de raio-x só é possível devido ao aparelho que emite um feixe de elétrons, pequenas partículas que são capazes de atravessar o corpo ou não.  

Em regiões densas, como os ossos, esses elétrons não perpassam, formando a “sombra” branca na chapa que é revelada, assim como fotografias em máquinas analógicas. Em músculos e gordura, por exemplo, tais elétrons são menos absorvidos, não aparecendo na chapa.   

A duração do exame depende da sua complexidade, mas na maioria dos casos leva apenas alguns minutos. 

PARA QUE SERVE O RAIO-X?  

O exame de raio-x é mais conhecido quando utilizado para identificar alguma possível fratura nos ossos, mas além disso, também identifica quadros de pneumonia na região do tórax e outras infecções ou inflamações na região do abdômen.  

A radiografia auxilia ainda o exame das mamas (mamografia) e o estudo dos vasos sanguíneos (angiografia e cateterismo).  

QUAL PREPARO DEVO FAZER PARA O RAIO-X? 

O exame de raio-x deve ser realizado conforme a orientação médica
O exame de raio-x deve ser realizado conforme a orientação médica

Para evitar “ruídos” no exame de raio-x é importante não usar adereços de metal, pedras, plástico, madeira ou vidro na região que será analisada. O exame não exige nenhuma restrição na ingestão de alimentos ou bebidas. 

O exame é contraindicado a gestantes e pode solicitar o uso de algum colete protetor, dependendo da região a ser fotografada. 

QUANDO DEVO FAZER UM RAIO-X?  

O exame utilizando raio-x deve ser realizado conforme a orientação médica, sendo aplicado em diferentes formas:  

Raio-X do tórax  

Oferecemos qualidade em nossos exames de forma acessível aqui no Rio de Janeiro
Oferecemos qualidade em nossos exames de forma acessível aqui no Rio de Janeiro

Sintomas como a tosse, dor no peito ou dificuldade para respirar pode necessitar a análise em imagem da região do pulmão, sendo possível observar através do exame inflamações no órgão.  

Raio-X do abdome  

Normalmente o exame nesta região visa encontrar problemas e anomalias no trato digestivo, visualizando órgãos internos, como os rins, intestinos, bexiga, fígado e estômago. 

Raio-X renal 

Muito utilizado para identificar a formação de pedras nos rins, sendo possível identificar o tamanho dos cálculos e indicar o melhor tratamento.  

Raio-X da coluna 

O exame pode ser dividido em 4 imagens: coluna dorsal, cervical, lombar-sacral e lombar. Com o raio-x é possível identificar as vértebras e também os espaços intervertebrais.  

Raio-X da bacia

Doenças como osteoporose, artrose e espondilite anquilosante podem ser identificadas após a queixa de dores na região da bacia. O exame facilita identificar a densidade óssea da região.  

Raio-X do crânio 

Utilizado para observar a estrutura óssea após traumas, anomalias de nascença ou até mesmo tumores.  

Raio-X facial 

Muito tilizada para casos de sinusite, traumatismos ou quando existe a necessidade de corrigir a posição do maxilar.  

Raio-X do pé 

Traumas ou dor no pé são dois fatores comuns que levam ao exame de raio-x no pé. Normalmente o paciente é pocisionado deitado para que a máquina seja ajustada de acordo com a parte em análise.  

Raio-X de quadril 

Muito indicado como acompanhamento de fraturas, para pacientes que possuem próteses, casos de displasias, deslocamentos ou inflamações nas articulações. O exame na região também é conhecido como raio-x de Articulação Coxofemoral.  

Raio-X do ombro 

Realizado em casos de luxação, fratura, calcificação, tendinite ou artrose na região que compreende as estruturas clavícula, omoplata e úmero.  

AGENDE SEU RAIO-X NA CLÍNICA COR 

Trabalhamos para oferecer qualidade em nossos exames de forma acessível aqui no Rio de Janeiro.  

Entre em contato conosco, agende o melhor horário disponível e receba as orientações necessárias para a realização do seu exame, tudo através do Whatsapp.