As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele, principalmente devido à idade ou hereditariedade. Como nessas veias as válvulas que ajudam no retorno venoso param de funcionar, o sangue começa a ficar parado gerando dor, desconforto e incômodo estético.
As áreas mais acometidas são as veias dos pés, pernas e coxas e podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.
O tratamento mais adequado vai depender do calibre da veia acometida. Os procedimentos minimamente invasivos mais eficazes e muito procurados durante o inverno são a escleroterapia com glicose e a espuma.
A maior busca pelo tratamento das varizes durante o inverno está relacionada à menor incidência solar, ou seja, menores chances de exposição ao sol após o procedimento, o que poderia ocasionar manchas.
Se você tem veias dilatadas aparentes e está procurando uma solução, aqui estão as principais informações para sanar suas dúvidas sobre a escleroterapia para o tratamento de varizes nas pernas!
Como acontece a formação das varizes nas pernas?
O bombeamento do coração alimenta todas as partes do corpo com sangue rico em oxigênio por meio das artérias. O caminho de “descida” é muito mais simples, mas quando o sangue retorna ao coração, rico em gás carbônico, ele necessita “subir”, precisando de muito esforço para voltar pelas veias.
Nas veias existem válvulas que permitem que o sangue continue seu fluxo e não volte para baixo, porém, quando as veias perdem sua elasticidade, o sangue passa a refluir, ficando parado, dilatando a veia e formando as varizes.
As principais causas de varizes nas pernas são: herança familiar, múltiplas gestações, excesso de peso, lesões traumáticas nas pernas e trombose.
O que se pode fazer para tratar as varizes nas pernas?
-
Escleroterapia com glicose
A escleroterapia com glicose é um tratamento indicado para combater varizes e vasinhos que podem aparecer nas pernas através da aplicação de uma injeção contendo uma solução hipertônica de glicose a 50 ou a 75%.
A glicose, por ser uma substância natural, é facilmente absorvida pelo organismo, diminuindo as chances de complicações ou alergias.
O procedimento consiste na injeção da solução de glicose, sendo bastante eficaz no desaparecimento das varizes nas pernas. O único ‘porém’ é que a escleroterapia não é indicada para diabéticos, já que pode alterar os níveis glicêmicos.
Após a sessão de tratamento podem surgir alguns efeitos temporários, como hematomas no lugar da aplicação, manchas escuras, inchaço e formação de pequenas bolhas no local.
Portanto, é recomendado que o paciente use após o procedimento meias de compressão elástica, evite a exposição solar, não use salto alto diariamente e mantenha hábitos saudáveis.
O bom de se realizar o tratamento no inverno é que a meia de compressão é mais confortável em dias frios!
-
Espuma
Outra saída para as varizes que não faz uso da glicose é a aplicação de uma substância com aspecto de espuma diretamente nas veias afetadas. A substância preenche o vaso e destrói as células da veia.
A técnica é simples e funciona até nas vias sanguíneas de maior calibre que estão bem aparentes.
A substância aplicada é a polidocanol, um agente esclerosante. Todo processo para retirar as varizes nas pernas é guiado através do ecodoppler venoso, uma ultrassonografia que mapeia as veias a serem tratadas.
O procedimento não exige internação e nem anestesia.
É importante realizar uma avaliação médica a fim de compreender sobre os tipos e a quantidade de varizes, verificando a efetividade e indicação do tratamento. Tanto a escleroterapia com espuma como outros tratamentos para as varizes não são indicados a gestantes ou pessoas sem mobilidade física.
Aproveite o inverno para realizar seu tratamento das varizes na Clínica COR, localizada no Rio de Janeiro
Oferecemos qualidade em nosso atendimento e tratamento. Agende sua consulta com o angiologista através do Whatsapp e inicie o verão com as pernas lisinhas.